Tabagismo

0

Posted by Snack | Posted in


Falou-se por muito tempo em H1N1 (gripe suína) o país inteiro se mobilizou para a vacina contra a doença e foi um “reboliço” enorme, mas esquecemos que temos um outro grande risco entre nós, que é o cigarro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. São jovens, homens, mulheres, idosos, milhares de pessoas que morrem por essa doença. O tabagismo é considerado pela (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).
E nós vamos ficar parados e ver o mundo se rendendo a essa doença? Vamos ver nossos pais, filhos e entes queridos morram pelo cigarro sabendo que isso podia ter sido evitado?
Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global. No Brasil, onde 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa doença, o assunto vem sendo abordado não apenas pelo Ministério da Saúde, mas por outros órgãos governamentais e cada vez mais parcelas da sociedade civil, representadas pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas à educação, economia, trabalho, justiça, meio ambiente e agricultura.
Em setembro de 2002, com o apoio do INCA, foi formada a Aliança Por um Mundo sem Tabaco, hoje com mais de 500 associados, dentre os quais membros da sociedade civil e as ONGs, que incluem associações médicas, autoridades governamentais e órgãos nacionais e internacionais.
Os principais objetivos da Aliança Por um Mundo sem Tabaco são:
• acompanhar e participar do processo de controle do tabagismo no Brasil e no mundo abordando e discutindo o tema nas mais diversas áreas (saúde, educação, direito das crianças e das mulheres, meio ambiente, legislação e economia)
• pressionar os legisladores a tomarem as providências necessárias para um mundo sem tabaco.
Infelizmente, a questão do controle do tabaco enfrenta interesses contrários, principalmente da indústria do tabaco. Por este motivo é importante mobilizar a sociedade em prol da saúde da população e contra o lucro desmedido e irresponsável da indústria do tabaco, que visa apenas seus lucros em detrimento de doenças, mortes, invalidez e destruição do meio ambiente.
Então já chegou a hora de fazermos algo, ou então sermos as próximas vitimas.


Clayton Teixeira

Antes de Partir

3

Posted by Snack | Posted in

Ola, Boa tarde a todos!!!
Bom eu estava pensando em algo interessante para postar aqui no blog, foi quando eu fui assistir um filme e o nome dele é "Antes de Partir". Pra quem não assistiu pare e assista, o filme é otimo. Conta a historia de dois homens que se conhecem no hospital, ambos estao com cancer terminal tendo poucos meses de vida, e eles decidem fazer uma lista do que gostariam de fazer antes de morrer como pular de paraquedas, conhecer as piramedes do egito, entre outros.
Bom arrepiei com a historia desse filme, e percebo o qto tempo perdemos ou o qto tempo eu perco. Será que devemos esperar que que nossos dias estejam no fim pra fazer nossas vontades, ou devemos apartir de agora fazer o que queremos? No filme conta outro fato curioso, uma pesquisa na qual é pergutada as pessoas se elas gostariam de saber o dia e a hora exata de sua morte, 96% não gostariam de saber. E será pq??? medo de pensar que não conseguiremos ser felizes ate o dia da nossa morte? medo da unica coisa certa em nossa vida que é a morte?. Eu tambem não se gostaria de saber, Bom então meu post vai para as pessoas que hoje estão doentes, internadas, e também a todos que vendem saúde, não deixem de ser felizes, não esperem uma má noticia pra correrem atraz de suas felicidades, Alegria sempre, façam suas vontades, nunca deixe que alguem conduza sua vida, pois so podemos vivr uma unica vez!
E vou encerrar o post com duas perguntas que também aparece no filme, quem quiser responder pode, e não deixem de comentar e nem de assitir a esse filme. As perguntas são:

VOCÊ ENCONTROU FELICIDADE EM SUA VIDA?
VOCÊ FEZ ALGUEM FELIZ?



Clayton Teixeira

Minha História

3

Posted by Snack | Posted in

Olá Galera, Ano Novo Vida Nova né???
Então pra começar esse ano novo voi contar a minha historia, que eu prometi e ainda num contei, e espero que assim vamos abrir 2010 com muitas visistas e sucesso pro blog e com isso ajudar a muita gente, entao vamos lá.

Todos ja sabem que me chamo Clayton e aos 7 anos de idade descobri que tinha tumor de wilms no rim diretio, fiz quimioterapia e radioterapia e retirei o rim direito, quase um ano após o tratamento e a cirugia, tive uma recaida e apareceu otro tumor maligno no intestino, e aqui em minha cidade o médico disse que não havia mais cura e que apenas iria fazer um tratamento paliativo, pra diminuir a dor. Em um passeio em São Paulo com minha mae, nós achamos um indicação de uma médica e procuramos por ela, e a encontramos no Hospital AC Camargo ( hospital do cancer ) e la eu tive 20% de chances de cura e nem voltamos mais pra nossa cidade, ja começamos e tratamento imediatamente. Novamente fiz a retirada de parte do intestino, quimioterapia e radioterapia e tambem novamente depois de um tempo mais um tumor maligno apareceu so que dessa vez no fígado e com Metastases pelo corpo fiz a raspagem do figado, e a médica falou que seria a ultima vez que eles iriam fazer o tratamento de quimioterapia e radioterapia pois meu organismo ja não aguentava mais as medicaões, fiz a ultima seção de quimio e radioterapia e graças a Deus, aos médicos e a minha mae que suportou isso largando familia e marido em outra cidade pra ficar comigo em São Paulo, GRAÇAS a eles eu hoje tenho quase 16 anos de total cura, apenas fazendo controle anualmente em São Paulo.

Bom Aprendi varias coisas com esses 3 anos de tratamento e luta, primeira coisa: Não parar no primeiro médico que te falar que não dá, corram atras de outros sempre a um meio de tentar algo. Segundo: Existe sim médicos competentes e que perdem o sono pra curar as pessoas, na minha ultima visita ao médico eu tive a sorte de encontrar essa médica que cuidou de mim la no hospital, sorte porque ela não mora mais no país, e entao conversando ela me falou. "Perdi varias noites de sono pensando no que fazer com você" Dra Beatriz Obrigado por perder o sono por minha causa. E terceiro: Deus e Mãe são quase que uma unica pessoa, obrigado mãe por ficar sempre ao meu lado a perder 3 anos de sua vida pra ficar lutando comigo contra isso tudo e obrigado Deus por iluminar os médicos e por dar forças a Minha Mãe.

Obrigado, fico por aqui hoje, que Deus ilume a todos vocês, um bjooo.


Clayton Teixeira